09/12/2014

SINPROESEMMA de Imperatriz realiza assembleia em clima de Confraternização

 O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) realizou, no último sábado (6), em clima de confraternização, uma assembleia que resumiu as ações da delegacia regional de Imperatriz, no ano de 2014, e suas perspectivas para o novo ano. O evento contou com a participação do presidente da entidade, Júlio Pinheiro, e da diretoria do núcleo local, como os professores: André Santos; Francisco Bento; Rosyjane Paula; Carlos Hermes; Luciene Lucena, Raimundo Neto e Willas Moraes que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (STEEI). 

Vereador professor Carlos Hermes ao lado do presidente estadual do sindicato, Julio Pinheiro, e outros membros da entidade

O evento ocorreu na chácara do STEEI, no povoado Bananal, distante 12 km de Imperatriz. Na ocasião, foi servida uma feijoada para a classe educadora que prestigiaram o momento com suas famílias, em uma atmosfera de lazer e música ao vivo. “Enquanto professora em sala de aula, a rotina sabemos que é estressante. Há uma necessidade do grupo discutir assuntos pertinentes à nossa prática, ao nosso sindicato, aos nossos direitos enquanto professores. E um momento como esses, acaba acontecendo tudo de forma positiva. Então une o útil ao agradável, como diz o velho ditado”, explica a professora de história Suelly Leal.

Diante do cenário sociocultural e político, a troca de experiências entre educadores é uma ressalva do professor Carlos Leen, que culmina para a união da categoria. “Temos que ser uma classe mais unida! Essa cultura de trocar informações em sala de aula é válida. Acho que o professor tem que conversar mais com professor”.

 O presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, aproveitou o evento para pautar algumas ações da agenda de 2015 e mostra-se esperançoso diante do novo cenário político. “As expectativas para 2015 são as melhores. Com uma agenda pré-eleitoral, o sindicato apresentou ao governo uma carta compromisso e depois de conflagrado um novo momento com a vitória do Flávio Dino, a maior expectativa é em torno dessa carta. Então nós vamos retomar a discussão em uma mesa permanente de negociação, com a nova secretaria de educação e queremos também uma interlocução mais direta com o governador. Porque nós precisamos convencer o governo, das medidas mais ajustadas à educação que passa necessariamente pelo sindicato, que representa hoje 60% dos servidores públicos do estado. Essas políticas para nós são essenciais, então está em jogo interesses da sociedade maranhense e da nossa categoria e da educação como um todo”, esclarece o dirigente sindical.

O secretário geral do SINPROESEMMA André Santos, também espera mudanças favoráveis diante da nova gestão. “Em relação às mudanças que o Maranhão precisa, diante da categoria, é que realmente as coisas funcionem! Que direitos historicamente negados sejam respeitados e tenham valorização profissional. Que a educação possa ter um planejamento com condições de trabalho e possa ter uma qualidade que de fato o tire dos péssimos indicadores que apresenta hoje”, esclarece.

Fonte: SINPROESEMMA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!