30/09/2014

Carlos Hermes sensibiliza-se com desocupação de famílias do Projeto Cinturão Verde


“A gente sabe que a terra não é da gente, mas sair de uma hora para outra, sem saber para onde ir, é complicado”. Estas palavras do horticultor Jaldinar Madeira da Silva expressam o sentimento de cerca de 80 famílias do Projeto Cinturão Verde que estão ameaças de desocupar a área nas proximidades do aeroporto de Imperatriz. O problema foi apresentado, nesta terça-feira (30), à Câmara Municipal, durante uma Tribuna Popular.


Horticultores sentem-se prejudicados com desocupação de área próxima ao aeroporto de Imperatriz

O Projeto Cinturão Verde é desenvolvido em uma área da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no bairro Vila Nova. E segundo os horticultores, a terra será leiloada no início de outubro, o que prejudicaria as famílias que dependem do cultivo de hortaliças.

“Tem gente que trabalha lá há 20, 30 anos  e agora ficamos sabendo que a área será leiloada. Isso deixou a gente ficou meio desnorteado. A gente vive da agricultura, se nós não trabalharmos, como vamos viver? Precisamos de ajuda para resolvermos isso”, destacou a produtora Leila Cruz.

“Não tem como fazer um plantio de uma hora para outra mesmo que tivesse para onde ir, imagine não tendo. Então, queria que a gente achasse uma maneira de continuar trabalhando ou se programar para sair. Pois, não temos como sair da área 10 dias após ela  ser leiloada, e nem temos condição de comprar a terra”, ressaltou Jaldinar Silva.

O produtor Jaldinar Silva usou a tribuna para esclarecer a situação dos horticultores



Sensibilizado com a situação, o vereador Carlos Hermes demonstrou apoio aos trabalhadores e colocou-se a disposição para ajudar. “Sabemos a importância destes trabalhadores para agricultura familiar, para o abastecimento de hortaliças no comércio local e de regiões vizinhas; e entendemos que essas famílias não podem sair assim da terra, visto que, algumas trabalham há cerca de 30 anos na terra. Colocamo-nos a disposição e gostaria que essa Casa [Câmara de Vereadores] convocasse os representantes da Infraero para prestar esclarecimentos”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!