25/08/2014

SINPROESEMMA FARÁ CAMPANHA PARA RETIRADA DO FUNBEM

A Delegacia Regional de Imperatriz ver como melhor resposta ao Governo do Estado, a solicitação da retirada do Fundo de Benefícios dos Servidores do Estado do Maranhão (FUNBEM) do contracheque dos educadores. Isso diante da decisão do poder público estadual em aumentar, à revelia de qualquer discussão, de 1 para 3% do salário do servidor o valor dessa contribuição. O FUNBEM é uma contribuição de assistência à saúde do servidor público estadual e deveria assegurar esse serviço à classe. Mas o Governo, mesmo descontando do salário do trabalhador o referido valor, extinguiu esse atendimento.

     Em Imperatriz, os servidores eram atendidos pelo Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (IPEM), que há tempos foi fechado pelo Governo Estadual. O atendimento permaneceu apenas em São Luís, mas o Governo repassou para o Sistema Único de Saúde (SUS) o único hospital, Carlos Macieira, que tinha essa finalidade. Recentemente a justiça determinou que o Estado o devolvesse ao servidor público. 

      O Estado, que desde muito tempo vem recebendo os recursos do FUNBEM, descontados do contracheque dos trabalhadores, desvia essa verba para outras finalidades. Agora, com o argumento de que o valor descontado não era o suficiente para custear a assistência à saúde, o triplicou. O servidor público do Estado, no entanto, continua sem atendimento.

     Diante disso, a Delegacia do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) vai fazer uma campanha nas escolas da região, para que os trabalhadores da educação retirem esse desconto dos seus contracheques. Uma vez que estão sendo lesados pelo Estado.

    Para isso, podem preencher o requerimento do servidor na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI) e fazer essa solicitação. Além disso, devem acionar um advogado para pedir judicialmente o retroativo de cinco anos do que pagou de contribuição. A assessoria jurídica do SINPROESEMMA está à disposição dos trabalhadores para resolver esse problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!