15/04/2014

Escola Mariana Luz está abandonada desde 2013

Enquanto isso, a prefeitura paga aluguel para manter alunos em prédio particular

            Fechada desde 2013, a escola municipal Mariana Luz ainda não está reformada. O vereador Carlos Hermes (PCdoB) visitou a instituição para averiguar as denúncias feitas por moradores do bairro Santa Rita e pelos professores. O que encontrou foi um prédio abandonado e indícios de que está sendo utilizado como ponto de encontro para usuários de drogas.
            Mesmo com a situação pautada pela TV (2013), nada foi feito. Os estudantes do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental foram transferidos para a escolinha do Mickey, que é municipalizada. Ao invés de investir no prédio próprio, a prefeitura optou por pagar aluguel e um único funcionário que se encontra no local, onde não há sequer placa sinalizando obra, prazos ou valores.

            Um professor da Mariana Luz informou que, mesmo com a transferência, os problemas não foram sanados. As “portas quebradas, salas com livros espalhados pelo chão, janelas arrancadas e (...) parte do telhado destruída” citados pela repórter Janeth Carvalho, foram substituídos por salas pequenas e superlotadas.
            “A escola estava para cair sobre os alunos e quando chovia alagava toda a estrutura, que estava se deteriorando, sem condições de funcionamento”, complementa o educador. Sem solução para as enchentes, que foram intensificadas este ano, os moradores convivem agora com o medo constante de quem pode ser esconder no edifício.
            Hermes lembra que questões como essas levantam o debate sobre a utilização dos prédios públicos e municipalização dos particulares. De acordo com o parlamentar, ele vai continuar com a fiscalização nestes espaços e encaminhará a denúncia para os órgãos responsáveis sempre que necessário.




Juliana Carvalho






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade e seja bem vindo ao debate!